| Reino: | Animalia |
| Filo: | Chordata |
| Classe: | Aves |
| Ordem: | Galbuliformes |
| Família: | Bucconidae |
| Horsfield, 1821 | |
| Subfamília: | Bucconinae |
| Horsfield, 1821 | |
| Espécie: | M. morphoeus |
O Chora-chuva-de-cara-branca é conhecido também como Tanguru-pará, Tamburi-pará, Biu-biwut (nome indígena, Mato Grosso), Bico-de-brasa, Bico-de-fogo, Bico-de-cravo (Bahia), Juiz-do-mato (Amazonas), Sauni (Pará) e Bico-de-brasa-de-testa-branca. Apresenta 7 subespécies:
//* Monasa morphoeus morphoeus.// //* Monasa morphoeus boliviana.// //* Monasa morphoeus fidelis.// //* Monasa morphoeus grandior.// //* Monasa morphoeus pallescens.// //* Monasa morphoeus peruana.// //* Monasa morphoeus sclateri.//
Mede cerca de 27,5 cm de comprimento. Ave cinza-escuro uniforme com cauda e asas negras; bico vermelho; fronte e garganta branco-amareladas.
Caça artrópodes, perereca e lagartixas nas folhagens ou no solo. Segue bandos mistos de aves, macacos, bandos de tucanos, araçaris de grandes Icteridae ( Psaracolius, Cacicus e Gymnostinops ) para capturar presas afugentadas pela movimentação.
Faz ninho em buracos compridos escavados em barrancos ou no chão, depositando um colar de ramos e folhas ao redor da entrada. Põe 3 ovos brancos. Os filhotes são alimentados não somente pelos pais, mas também por outros membros do grupo.
Comum no interior e bordas de florestas altas e clareiras com árvores esparsas da Amazônia e Mata Atlântica. Apresenta comportamento semelhante ao do bico-de-brasa, com a diferença de ocorrer nos estratos mais altos da floresta, raramente descendo ao estrato inferior. Eventualmente segue bandos mistos de aves. Encontrado em grupos de 6 a 8 indivíduos. Empoleira com o encontro das asas afastadas do peito e engata a cauda lateralmente aberta em leque.
Amazônia, Piauí, Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro. Encontrado também de Honduras à Colômbia e Bolívia.